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História

  • 1964

    O então Juiz de Direito da Comarca de Carmo do Paranaíba Dr. Onurb do Couto Bruno, apresentou aos seus amigos carmenses Inácio Teixeira Cunha e Manoel Velloso dos Reis, a filosofia cooperativista e os benefícios para a categoria dos pecuaristas, da qual eles faziam parte.

    Eles acreditaram na ideia e de imediato iniciaram contatos com outros pecuaristas e as tratativas para a constituição de uma cooperativa. O objetivo desta cooperativa era fornecer insumos básicos para a atividade pecuária.

    Idealizadores da Carpec (esq. para dir.): Inácio Teixeira Cunha, Dr. Ornurb do Couto Bruno e Manoel Velloso dos Reis.
  • 1965

    Foi constituída a Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda, no segmento de cooperativa de “Consumo”, com suas atividades funcionando em uma pequena loja de insumos alugada na Rua Governador Valadares.

    A 1ª Diretoria Executiva foi composta pelos seguintes membros:
    • Diretor Presidente – Heli Gonçalves Boaventura
    • Diretor Comercial – Jorcelim Braz de Queiros
    • Diretor Secretário – Mauro Veloso dos Santos

    Naquela época a pecuária leiteira estava em franca expansão na região, principalmente com a instalação da indústria Nestlé na vizinha cidade de Ibiá.

    A Cooperativa firmou convênio de parceria com a Nestlé, para fornecer insumos aos pecuaristas fornecedores de leite, e realizar seus respectivos pagamentos.

    1 º Presidente da Carpec: Heli Gonçalves Boaventura
  • 1970

    Na década de 70, a Cooperativa adquiriu o imóvel da Rua Governador Valadares e realizou a expansão da loja insumos, assistência veterinária e a abertura de um pequeno supermercado.

    Funcionários e Amigos na Antiga Sede da Rua Governadores Valadares
  • 1983

    No Governo do Prefeito João Veloso, a Prefeitura de Carmo do Paranaíba doou à Cooperativa uma área na Av. João Batista da Silva, para a instalação de um novo prédio.

    Ex-Presidente Helder Costa Boaventura
  • 1984

    A obra foi concluída e a Cooperativa transferiu-se para o novo prédio na Av. João Batista da Silva.

    Neste prédio funcionava a loja de insumos, um pequeno supermercado, a sala do veterinário, o escritório administrativo e o depósito.

    Início da construção do Prédio Administrativo (Atual Sede)
  • 1988

    Início do fornecimento de insumos agrícolas aos cooperados agricultores, principalmente aos produtores de café. Neste ano a Cooperativa filiou-se à ACOTRIM (Associação das Cooperativas do Triangulo e Alto Paranaíba).

    A Cooperativa firmou convênio com a Previdência Social para que os cooperados pudessem usar parte do Funrural para tratamentos de saúde.

    Funcionário Evandro Sousa de Morais na Loja Veterinária
  • 1989

    A Cooperativa associou-se à COOCAMIG (Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais), e teve início a armazenagem e a comercialização de café. Com isto a Cooperativa evoluiu do segmento de “Cooperativa de Consumo” para “Cooperativa de Produção”.

    Neste ano houve a contratação de engenheiro agrônomo para dar assistência técnica e elaborar projetos aos cooperados.

    Houve uma evolução de aproximadamente 100% no quadro social.

    Como forma de incentivar a melhoria genética do rebanho leiteiro, a Cooperativa realizou vários cursos de inseminação.

    Funcionário Ildeu Veloso dos Santos, do Dep. de Comercialização do Café
  • 1991

    A Cooperativa construiu um armazém para depósito de café, que levou a nome do ex-diretor Giuseppe Cimeta.

    Neste ano a Cooperativa arrendou os armazéns da CASEMG (Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais) para depósito de café.

    Houve a contratação de profissionais na área contábil para trabalhar na cooperativa, pois até então a contabilidade era terceirizada.

    Armazém arrendado da CASEMG (esq.) e Armazém Giuseppe Cimetta (dir.)
  • 1992

    Foi construída a moderna Sede Administrativa, com salas para diretoria, contabilidade, tesouraria, loja para supermercado e salas para comercialização de café.

    Apoio à constituição do Sicoob Credicarpa, cedendo espaço físico, mobiliário e funcionários.

    Participação na fundação da CEMIL (Central Mineira de Laticínios Ltda).

    Criação do 1º Jornal Informativo da Cooperativa.

    O diretor Presidente da Cooperativa participou de uma missão técnica no Japão.

    Com o objetivo de melhoria na gestão administrativa das propriedades rurais, foi firmado convênio com a UFLA (Universidade Federal de Lavras) para ministrar treinamentos aos cooperados.

    Inauguração da Atual Sede Administrativa e Missão Técnica do Japão
  • 1993

    A EMATER-MG foi fechada em Carmo do Paranaíba, a Cooperativa então firmou convênio com a EMATER- MG, e esta fez parte ao do quadro técnico da Cooperativa.

    Antiga Sede da EMATER-MG
  • 1994

    Instalação de uma balança rodoviária com capacidade para 60 toneladas.

  • 2003

    Implantou o equipamento de rebenefício de café.

  • 2004

    Iniciou a captação de leite dos cooperados.

  • 2005

    Ampliação da Sede Administrativa, com a construção do auditório com capacidade para 120 pessoas.

    SIPAT com os Colaboradores no novo Auditório
  • 2008

    Criado o convênio com a UNIMED Patos de Minas, com planos de saúde para os Cooperados da CARPEC e seus colaboradores.

  • 2013

    Concluída a compra do terreno para a construção da Fábrica de Ração da CARPEC.

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Carpec - Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda. - Av. João Batista da Silva, 398 - Bairro JK - CEP 38840-000 - Carmo do Paranaíba - MG